Perguntas Frequentes

? Quando devo procurar um Psicólogo?

A função da psicoterapia é proporcionar o auto-conhecimento e o bem estar consigo mesmo. Somente através de uma ajuda psicoterápica é que alguém consegue entrar em contato consigo; descobrindo, confrontando e compreendendo os vários aspectos, na maioria das vezes inaceitáveis, da sua real identidade.

Muitas vezes nos comportamos de determinadas formas que não nos agrada e gostariamos de fazer diferente para nosso proprio bem estar. Visto que muitas vezes nossos valores e crenças ficam um pouco esquecidos o que acaba gerando conflitos internos que proporcionam o aparecimento de comportamentos “anti-sociais” que são denominados de sintomas.

O terapeuta deve ser procurado quando os sintomas estiverem impedindo você de realizar suas tarefas de forma prazerosa ou tornando seus relacionamentos complicados e tumultuados.

Sentimentos de impotência, menos valia, falta de iniciativa, dores constantes sem causa física comprovada, insônia ou excesso de sono podem ser um indício de que algo está errado com você, neste caso um Psicólogo poderia auxiliá-lo no reencontro com seu verdadeiro eu.

Se você…

  • Questiona, com certa frequência, seu relacionamento íntimo, amoroso ou conjugal;
  • Qualquer rejeição, por menor que possa parecer, é capaz de provocar um sentimento de pouca valia;
  • Costuma utilizar o ataque como autodefesa;
  • Embora deteste uma sugestão ou proposta, tem dificuldade em dizer NÃO;
  • Manifesta aspereza ou irritabilidade exacerbada quando alguém aborda algum assunto do qual não gostaria de falar;
  • Utiliza seu tempo em “arranjar uma desculpa” quando precisa ser verdadeiro;
  • Sente necessidade em ocultar suas idéias e planos no ambiente familiar;
  • A culpa é um sentimento que anda sempre por perto;
  • Teme experimentar um sentimento de abandono;
  • Sofre, antecipadamente, por uma dificuldade, mais que outra pessoa sofreria se estivesse em seu lugar;
  • Frustrações e decepções lhe enfraquecem e o imobilizam por um longo tempo;
  • Detesta que suas idéias e atitudes sejam questionadas;
  • Sem o elogio, o reconhecimento, a valorização verbalmente declarada, não consegue realizar nada;
  • Prefere estar “mal acompanhado” do que “só”;

…Se você se identificou com alguma das várias premissas acima, procure um psicólogo.

? Por que o Psicólogo pode me ajudar?

Porque o Psicólogo é alquem que não está envolvido nas suas circunstâncias diárias, ele é uma figura neutra que ira auxilia-ló a obter o equilibrio de seus comportamentos, cresças e sentimentos. Ele não cria expectativas em relação a suas atitudes, nem juizo de valores ele te aceita como você é. Não conhece sua família nem seus amigos; o perfil de cada um deles é traçada por você, do jeito que você os vê e, para ele é isso que importa. Não tem compromisso em lhe dizer só o que deseja ouvir. Isso é coisa de amigo! Respeita sua lágrima, embora não atenue para você a dor da frustração. Jamais irá lhe apresentar a você, sem que você queira conhecer a si próprio.

? Tudo o que for dito durante a psicoterapia é confidencial?

Sim. E absolutamente confidencial, o sigilo é a base da confiança e é indispensável. Assim como outras profissões o Psicólogo também possui código de ética. O Código de Ética Profissional do Psicólogo afirma conforme o Art. 9º que é dever do psicólogo respeitar o sigilo profissional a fim de proteger, por meio da confidencialidade, a intimidade das pessoas, grupos ou organizações, a que tenha acesso no exercício profissional.

? Quanto tempo dura a psicoterapia? Existe um período pré-determinado para o paciente receber a alta?

O tempo de duração da psicoterapia varia de pessoa para pessoa, por tal motivo não existe um período pré-determinado para o paciente receber a alta. Cada paciente é único e, por isso, é praticamente impossível determinar quanto tempo o tratamento vai demorar.
As Psicoterapias breves, indicadas para questões pontuais, como luto ou divórcio, costumam envolver um período que vai de três meses a um ano, mas o processo pode demorar mais do que o previsto e ter continuidade.

? Qual o valor da sessão e quais as formas de pagamento?

A sessão tem custos diferenciados para cada modalidade de psicoterapia. Para você conhecer os valores, entre em contato pelo telefone 44 99996-5461.

As sessões podem ser pagas em dinheiro, cheque, cartão de credito ou debito e transferência bancaria e o cálculo é feito com base no número de sessões que acontecerão a cada mês. Os valores são pagos no ato da sessão ou em condições pré-acordadas entre as partes.

? Pessoas menores de idade entra com o responsável para conversar com o psicólogo ? Ou entra sozinho ?

Geralmente a primeira sessão que é de avaliação, os pais estarão pressentes para justamente autorizar o processo psicoterapêutico. Na minha prática clínica, divido esse primeiro contato em 3 etapas, primeiro atendo o paciente separadamente, depois os responsáveis separadamente, e por fim ambos, isso para entender a dinâmica familiar. Nas demais consultas os responsáveis só participarão se houver necessidade.

? Uma consulta pode durar menos 50 minutos

A regulamentação profissional não define especificamente o tempo de duração de um
atendimento, pois isso depende da característica do serviço prestado. A média praticada é de 50 minutos, podendo a mesma ter maior ou menor duração.

? Caso o paciente queira encerrar a consulta antes da sessão acabar, ele pode?

Sim, o paciente pode encerrar a consulta, entretanto é necessário observar o que o leva a esse comportamento. É um ato de esquiva, fuga, evitação??? Muitas vezes o paciente para não lhe dar com seus conteúdos tendem a entrar num processo de negação e resistência a psicoterapia, e chegam até a culpabilizar o psicoterapeuta por sua estagnação. Se o psicólogo observar que encerrar a sessão não é o indicado no momento com certeza ele irá pontuar.

? Quem é o Pai do aconselhamento psicologico

O Aconselhamento Psicológico tem como base a teoria a de Carl Rogers com a abordagem centrada na pessoa, em seus sentimentos, conflitos e percepções, acreditando na potencialidade do homem e conseqüentemente capacidade de crescer e dar novos significados a sua vida. A técnica do Aconselhamento está relacionada à resolução de problemas, a tomada de decisões e ao auto-conhecimento, permite a pessoa trabalhar com seus recursos em um curto espaço de tempo, além de possibilitar o atendimento e acolhimento de uma grande demanda. Esse tipo de apoio tem ação educativa, preventiva e situacional voltada para soluções de problemas imediatos, é mais direcionada a ação do que a reflexão com sentido preventivo.

? Você faz atendimento online? Não moro no pais.

Sim faço atendimento online.
O Conselho Federal de Psicologia (CFP) publicou a Resolução CFP nº 11/2018, que atualiza a Resolução CFP nº 11/2012 sobre atendimento psicológico on-line e demais serviços realizados por meios tecnológicos de comunicação a distância. A nova norma amplia as possibilidades de oferta de serviços de Psicologia mediados por Tecnologias da informação e comunicação (TICs), mantendo as exigências previstas na profissão e vinculando ao cadastro individual e orientação do profissional junto ao Conselho Regional de Psicologia para eventuais apurações em caso de prestação incorretas de serviço.

Faça você também a sua pergunta!
Se você tem alguma dúvida cuja resposta possa ser da utilidade de todos, apenas digite sua dúvida abaixo e aguarde uma resposta. Você também pode entrar em contato diretamente comigo para tirar dúvidas específicas ou agendar uma consulta clicando aqui.