top of page

PSICOTERAPIA

O QUE É PSICOTERAPIA?

A psicoterapia é um campo do saber que visa à compreensão do ser humano e de seu modo de existir no mundo. Envolve, portanto, o estudo do comportamento humano bem como o desenvolvimento de recursos metodológicos clínicos que favorecem ao equilíbrio biopsicossocial do indivíduo.

A psicoterapia é um valioso espaço que oferece recursos para se lidar com as dificuldades da existência em todas as formas que o sofrimento humano pode assumir como dificuldades nas transições da vida, crises profissionais, crises pessoais, crises de relacionamentos, conflitos conjugais e familiares, pressões, através de um processo de autoconhecimento para desenvolver a percepção sobre si mesmo e o mundo. (Meister)

Assim sendo, a psicoterapia é um processo de autoconhecimento; promove um maior desenvolvimento da percepção que o indivíduo tem de si mesmo, de seus comportamentos, pensamentos e sentimentos. Nem sempre as pessoas conseguem fazer essa auto-observação, e sofrem porque muitas vezes desconhecem as razões de seu agir, pensar ou sentir. A psicoterapia objetiva o fortalecimento da capacidade de autogerenciamento do individuo, permitindo-lhe tomar para si o rumo da própria vida.

Talvez você está abatido ou ansioso, talvez você não tem certeza sobre o futuro de um relacionamento, ou simplesmente sente que não está vivendo a vida que gostaria de viver. Seja qual for sua necessidade estou aqui para lhe apoiar. A terapia é um processo de crescimento e autodescoberta e nas minhas sessões, promovo a transformação comportamental, incentivando uma perspectiva positiva e a adoção de novas atitudes e reações. Tenho as ferramentas e a experiência profissional para ajudar você a viver melhor.

Dentro da psicoterapia existem várias especialidades conhecidas como abordagens: psicanalítica, existencialista, gestalt, cognitivo-comportamental, etc. Cada psicólogo se especializa na abordagem com a qual mais se identifica. Basicamente o que as diferem é a forma como interpretam o funcionamento do indivíduo e o modo de prestar auxílio ao paciente.

Não existe uma abordagem dentro da psicologia considerada a melhor; todas são eficazes desde que aplicadas adequadamente por profissionais especializados.

A psicóloga Darla Shayanne atua pela abordagem teórica da Terapia Cognitivo-Comportamental.

16 (3).png

PSICOTERAPIA ONLINE

SEJA ATENDIDO NO CONFORTO DO SEU LAR

Terapia online é a modalidade de atendimento psicológico que mais cresce no Brasil. Sua prática foi recentemente autorizada pelo Conselho Federal de Psicologia, sem restrições com relação ao limite de sessões.A terapia online é uma prática relativamente nova, onde um psicólogo realiza consultas, aconselhamento e orientação psicológica através da internet.

"A maior descoberta da minha geração é que os seres humanos podem alterar suas vidas alterando suas atitudes mentais"

William James

12.png

TERAPIA COGNITIVO COMPORTAMENTAL - TCC?

3.png

A psicoterapia cognitivo-comportamental é uma abordagem psicológica moderna que vem mostrando grande eficácia no tratamento de diversos transtornos psicológicos, é uma abordagem terapêutica estruturada, objetiva, ativa e orientada para o presente permitindo rapidez nos resultados, assim como grandes mudanças no indivíduo.

É uma psicoterapia calcada em pesquisas científicas, que procura tratar os sintomas de maneira direta e eficaz, com ênfase no presente. Isto não quer dizer que não sejam tratados aspectos emocionais passados, mas sim que, inicialmente, o foco da terapia é o que mais aflige o paciente. O terapeuta buscará integrar a história do paciente e seus problemas atuais de uma forma diferenciada, que lhe permitirá desenvolver estratégias específicas para lidar com as dificuldades apresentadas.

A psicoterapia cognitivo-comportamental acredita que aspectos cognitivos influenciam o comportamento, a emoção e também a manutenção de psicopatologias, desta forma acredita que mudanças terapêuticas acontecem gradativamente através de alterações nos modos disfuncionais de pensamento, que são responsáveis pelos sentimentos negativos e que resultam em condutas inadequadas ou causadoras de sofrimento.

Os indivíduos atribuem significado a acontecimentos, pessoas, sentimentos e demais aspectos de sua vida, com base nisso, comportam-se de determinada maneira e constroem diferentes hipóteses sobre o futuro e sobre sua própria identidade. As pessoas reagem de formas variadas a uma situação específica podendo chegar a conclusões também variadas. Em alguns momentos a resposta habitual pode ser uma característica geral dos indivíduos dentro de determinada cultura, em outros momentos estas respostas podem ser idiossincráticas derivadas de experiências particulares e peculiares a um indivíduo. Logo o modo como às pessoas interpretam as situações será determinante da maneira como ela irá se sentir, afetiva e fisiologicamente, e de como ela irá se comportar.

A base da psicoterapia cognitivo-comportamental é que os sentimentos e os comportamentos são determinados pela maneira que o sujeito estrutura e interpreta o mundo, como ele pensa, de acordo com suas crenças. Quando o sujeito analisa suas crenças pode modificá-las, afetando seu emocional. Este processo promove autoconhecimento, aprendizado de novas habilidades bem como desenvolvimento das que já existem e maior controle de seus pensamentos/emoções/comportamentos.

PROCESSO TERAPÊUTICO DA TCC

A realização do processo terapêutico pode ser uma oportunidade para o paciente adquirir e desenvolver novos repertórios comportamentais e novas crenças. E por meio desse processo o paciente passa por momentos de descobertas e vivências acolhedoras, motivando a uma auto-estima que lhe assegure uma vida com o mínimo de sofrimento.


Esses novos repertórios comportamentais são importantes para os indivíduos, pois desta forma o relacionamento intrapessoal e interpessoal tende a ser mais funcional, possibilitando um crescimento pessoal, e uma tendência do sujeito de se sentir mais seguro e capaz para enfrentar os seus problemas cotidianos, fortalecendo suas qualidades e habilidades.

A psicoterapia cognitivo-comportamental tem como objetivos que o paciente:

  • Passe a monitorar seus pensamentos automáticos negativos;

  • Reconheça as conexões entre pensamento, sentimento e comportamento;

  • Examine as evidências a favor e contra seu pensamento automático distorcido;

  • Substitua cognições tendenciosas por interpretações mais orientadas à realidade;

  • Aprenda a identificar e alterar as crenças disfuncionais que o predispõem a distorcer suas experiências;

As sessões relativas à abordagem teórica da cognitivo comportamental são semi-estruturadas, envolvendo tarefas entre as sessões, o que otimiza todo o processo. Tem um caráter didático e educativo, pois as intervenções são explícitas, envolvendo feedback recíproco entre o terapeuta e o paciente.

bottom of page